sexta-feira, 18 de julho de 2014

Sobre o ilegal e abusivo aumento na tarifa de ônibus

     No último dia 25 de junho, em reunião recheada de manobras, truculências e muita ilegalidade, determinados membros do COMUT – Conselho Municipal de Transportes – aprovaram o reajuste na tarifa de ônibus. O SINDECC – Sindicato dos Comerciários de Caruaru –, que participa ativamente do COMUT, votou contra e, imediatamente, protocolizou ofício junto ao prefeito José Queiroz, requerendo a anulação de todos os atos praticados na reunião do dia 25 de junho do corrente ano.
     O prefeito José Queiroz não deu a menor atenção ao apelo apresentado pelo SINDECC e, no último dia 7 de julho, assinou Decreto aprovando o ilegal aumento na tarifa do transporte coletivo, passando de R$ 1,80 para R$ 2,10. Tal ato só beneficia o empresariado.
     O SINDECC, entendendo que o ato do prefeito  é ilegal e que prejudica enormemente o usuário do precário sistema de transporte coletivo de Caruaru, no último dia 9 de julho, requereu providências junto à 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, para que sejam anulados todos os atos praticados pelo COMUT, bem como o ilegal ato do prefeito.
    Por outro lado, prefeitura e empresários do setor, contra-atacaram junto à mídia com a ideia de “vender passagem à lua a quem na terra de Caruaru não tem condição de andar de ônibus”. Ou seja: “que vamos modernizar o sistema”, “que vamos implantar GPS”, entre outras inovações tecnológicas. Mas o que, de fato, está por trás de toda esta “modernização” é o interesse de esconder a precariedade do sistema de transporte, que circula com veículos sujos, velhos, quebrando-se a todo instante, com sistemáticos atrasos e superlotação, além de todas as ilegalidades, uma vez que as empresas de ônibus de Caruaru prestam um serviço clandestino: não foi realizado o processo licitatório, bem como o contrato de concessão está vencido. Logo, não se pode falar em reajuste na tarifa do transporte. Tais práticas só não são vistas pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito José Queiroz, pelos empresários do setor de transportes e por muitos profissionais da imprensa de Caruaru, que preferem sepultar a imparcialidade, quando destacam que a passagem não aumentava há 41 meses, mas, de forma clara e direcionada, escondem algo de tamanha importância que é toda ilegalidade praticada no processo que resultou no aumento da tarifa do transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário