segunda-feira, 30 de março de 2015

Em Caruaru Ministério do Trabalho notifica empresa Narciso Enxovais.

Na última sexta-feira, dia 27, o SINDECC recebeu informações acerca de que a empresa NARCISO ENXOVAIS, havia determinado a realização de balanço para o sábado e domingo, dias 28 e 29. Verificando que a empresa não tinha enviado comunicado para o SINDECC, SINDLOJA e a Gerência do Trabalho, além de não ter garantido a folga na semana anterior como manda a Norma Legal, resolvemos buscar a solução de forma administrativa e entramos em contato com a empresa e após explicar os impedimentos legais, sugerimos que a realização do balanço fosse adiada.

Acontece que os representantes deste perverso sistema, travestidos de empresários, mas com as mesmas práticas dos senhores de engenho, mantiveram a realização do balanço, e ao sindicato coube exigir o fiel cumprimento da lei, quando requereu fiscalização junto a Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Caruaru.

Porém, no dia de ontem (28), o presidente do SINDECC e o auditor fiscal do trabalho Francisco Reginaldo, estiveram na empresa e constataram o total descumprimento da legislação, tendo a empresa recebido imediatamente quatro notificações.

A empresa ainda tentou embaraçar a fiscalização, quando inicialmente só apresentou dez empregados. Mas, percorrendo outros departamentos da empresa, foram encontrados no depósito, vários outros empregados, o que pode caracterizar a situação análoga a cárcere privado. 

Além das multas que a empresa terá que pagar ao Ministério do Trabalho, também pagará multa de aproximadamente R$ 85,00 a cada empregado e, igual valor ao sindicato. Independentemente dessas multas, o SINDECC vai ingressar com ação por danos morais, uma vez que a empresa NARCISO ENXOVAIS obrigou seus empregados a comparecer ao trabalho e determinou a prática de jornada de trabalho, sem amparo legal.

A ação do Ministério do Trabalho e do SINDECC é mais uma resposta aos que se acham acima da lei, e que ainda tratam os seus empregados como uma simples mercadoria para lhe dar apenas lucro.

É importante que os trabalhadores tomem conhecimento de que já foram promovidas várias ações na Justiça do Trabalho e diversas autuações expedidas pelo Ministério do Trabalho contra o Grupo NARCISO ENXOVAIS, estabelecido aqui em Caruaru. Por isso, recomendamos que os trabalhadores não devem procurar firmar contrato de trabalho com esta empresa.



Auditor do Trabalho Francisco Reginaldo e o Presidente do SINDECC Milton Manoel


Auditor do Trabalho Francisco Reginaldo após conclusão de fiscalização.



 SINDECC - Sindicato dos Comerciários de Caruaru



Nenhum comentário:

Postar um comentário