quinta-feira, 9 de abril de 2015

O PAPEL DA MÍDIA EM RELAÇÃO AO AUMENTO NAS TARIFAS DOS ÔNIBUS E DOS TÁXI EM CARUARU.

Com as constantes e sistemáticas denúncias e ações praticadas pelo SINDECC em defesa da justiça, da cidadania e acima de tudo, em defesa dos direitos dos trabalhadores, sabíamos que os representantes do capital explorador, ganancioso e de mentalidades provincianas, mais cedo ou mais tarde, contra-atacariam.

Ao fazermos uma breve retrospectiva, observamos como determinados setores da imprensa em Caruaru têm tratado as questões defendidas pelo SINDECC, relacionadas à majoração de preços nas tarifas dos ônibus e dos táxis, como também as agressões ao paisagismo, ao meio-ambiente e à dignidade humana. Na maioria das vezes, quando publicadas, são totalmente distorcidas.

Observamos também que, nos últimos meses, as empresas de ônibus passaram a investir pesadamente na publicidade junto à grande parte dos órgãos de comunicação de nossa cidade, e foi exatamente quando passou a imperar a parcialidade, a conveniência, conivência e a falta de ética no jornalismo a serviço do poder econômico e político de Caruaru.


Como exemplos de desrespeitos ao princípio do contraditório e da imparcialidade nas informações, temos a TV Jornal, que tem gravado várias entrevistas com o representante do SINDECC e não as tem levado ao ar, mas quando se dá publicidade, geralmente determinados apresentadores tratam tal matéria com desdenho. O outro exemplo é o da TV Asa Branca que, na última segunda-feira, dia 06, presenciou todo debate resultado da reunião do COMUT, realizada na sede da DESTRA e ao final, gravou entrevista com o representante do SINDECC, depois com o representante da Associação das Empresas de Ônibus e à noite, no programa jornalístico AB TV Segunda Edição (vídeo abaixo), utilizou, em um horário nobre, dois minutos e seis segundos com a reportagem apenas do representante da citada associação e, por diversas vezes, focava as imagens no representante do SINDECC e membro do COMUT Milton Manoel, o que de forma subliminar levava o telespectador a entender que o representante do SINDECC teria votado a favor do aumento das tarifas dos ônibus e dos táxis. Em momento algum, a matéria demonstrou zelo em informar quem efetivamente havia votado a favor, quem se absteve de tal votação e porque se absteve.

Outros órgãos de imprensa de Caruaru, como emissoras de rádios e blogs, têm tido praticamente o mesmo comportamento. E neste sentido se compreende o porquê destas práticas, pois em uma sociedade puramente capitalista, o que deve prevalecer é o lucro, e como o SINDECC não dispõe de grandes somas de receitas para investir na publicidade exigida pelo voraz mercado, procura valer-se, na maioria das vezes, das redes sociais. 

Diante do exposto, a diretoria do SINDECC decidiu que, em resposta aos atos antidemocráticos praticados por determinados setores da imprensa de Caruaru, não mais concederá nenhum tipo de entrevista às TV Jornal do Comércio e Asa Branca, aos blogs do Mario Flávio, Jornal de Caruaru e do Vanguarda, como também, algumas emissoras de rádio de nossa cidade.   

Os representantes do poder econômico e político jamais nos calarão.


SINDECC- Sindicato dos Empregados do Comércio de Caruaru




Nenhum comentário:

Postar um comentário