sexta-feira, 20 de novembro de 2015

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM CARUARU


"Tem que acreditar. Desde cedo a mãe da gente fala assim: Filho, por você ser preto, você tem que ser duas vezes melhor.' Aí passado alguns anos eu pensei: Como fazer duas vezes melhor, se você tá pelo menos cem vezes atrasado pela escravidão, pela história, pelo preconceito, pelos traumas, pelas psicoses... por tudo que aconteceu? Duas vezes melhor como? Ou melhora ou ser o melhor ou o pior de uma vez. E sempre foi assim. Você vai escolher o que tiver mais perto de você, O que tiver dentro da sua realidade. Você vai ser duas vezes melhor como? Quem inventou isso aí? Quem foi o pilantra que inventou isso aí? Acorda pra vida rapaz”
- Mano Brown


                                 




SEMANA ZUMBI DOS PALMARES
Unificar para Lutar



Imagina uma criança que não é vista como uma princesa por ser negra. Imagine ter dificuldade para conseguir emprego por ser negro. Imagine ser a mão de obra mais precarizada e barata de todas por serem negros e, ainda assim, ouvir que todos têm direitos iguais. 

Será mesmo que não existe preconceito racial? Por que ele existe? Pra quê? Pra quem?


Mataram zumbi dos palmares, destruíram o quilombo porque nós negros ameaçavam os interesses daqueles que detinham o poder político e econômico. No quilombo havia igualdade, todos tinham acesso à educação, todos tinham alimentos, todos tinham democracia. O tempo passou e chegou o tão falado “progresso” cheio de promessas e supostas oportunidades. Contudo, temos que denunciar: O progresso burguês destrói toda classe trabalhadora que, em sua maioria é negra. Por isso vamos lutar contra esse sistema capitalista e construir um novo quilombo. Porque zumbi vive em nossa consciência!

EVENTO:

A 1ª Semana Zumbi Dos Palmares - Unificar para Lutar, acontecerá nos dias 18, 19 e 20, sempre às 19h, com exibições de filmes nacionais. O primeiro filme a ser exibido será o caruaruense Ferrolho do Diretor Taciano Valério, no segundo dia teremos Madame Satã de Diretor Karim Aïnouz e no terceiro dia os Panteras negras do americano Mario Van Peebles, para fechar a programação de cinemas e debates. No sábado, dia 21, às 14h, o camarada Walter da CSP CONLUTAS e também militante do QUILOMBO RAÇA E CLASSE, ministrará o Minicurso Marxismo, Raça e Classe com a ideologia voltada para o quilombo e a classe dos trabalhadores.



Programação:

Quarta
 - 18/11 - 19h30m às 22h

Filme: Ferrolho - Diretor Taciano Valério      


Quinta
 - 19/11 - 19h30m às 22h
Filme:
 Madame Satã - Diretor Karim Aïnouz
Debate com Joana Figueiredo - Militante da Marcha Mundial das Mulheres

Sexta
 - 20/11 - 19h30m às 22
Filme: Panteras Negras - Diretor Mario Van Peebles 
Debate com Davi Batista - Mídia Ativa

Sábado - 21/11 - às 14hMinicurso Marxismo, Raça e Classe
Debate com
 o Professor Walter Bernardino


Local: Sindicato dos Comerciários de Caruaru – PE, Rua do Norte, 38, Centro, Caruaru – PE.

Realização: ATEC (Associação dos Trabalhadores em Educação de Caruaru)CSP CONLUTAS(Central Sindical e Popular), Quilombo Raça e Classe - PESINTECT (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco), SINTEDUC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Caruaru), SINDECC (Sindicato dos Comerciários de Caruaru), SINTEPE Caruaru e a Mídia Ativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário