quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Carta Aberta ao usuário do transporte coletivo de Caruaru.

Na última terça-feira (26/01), as 14h, ocorreu mais uma reunião do conselho Municipal de Trânsito e Transportes para decidir sobre o reajuste na tarifa dos transportes, à Frente de Lutas pelo Transporte se fez presente mais uma vez, mas ao chegar ao local, fomos informados que havia uma lista com o nome das pessoas que poderiam participar da reunião, o que entendemos ser ilegal, visto que trata-se de uma reunião de um conselho municipal, que é um instrumento de controle social e deve garantir a ampla participação da sociedade civil.

A alegação da presidência do conselho para limitar a entrada da sociedade civil na reunião era que o espaço era pequeno, e para manter a ordem, havia a necessidade de limitar a quantidade de pessoas presentes na reunião, mas, se era do conhecimento mesa diretora do conselho que o local não suportava a quantidade de pessoas que participariam da reunião, porque não foi marcada em um local com mais espaço?
Em um determinado momento, a polícia militar foi acionada, mostrando o autoritarismo por parte da presidência do conselho, que além de tentar impedir a sociedade civil de participar de uma reunião, ainda tentou nos intimidar. Após alguns minutos de negociação, a polícia foi embora do local, visto que não havia necessidade de sua presença naquele local.
Propomos a alguns conselheiros que solicitassem a remarcação da reunião para um outro lugar com mais espaço, mas o pleno do conselho decidiu por continuar com a reunião naquele mesmo local.
Foi negociado também a presença de 15 representantes dos diversos movimentos que compõem a frente de lutas, após a garantia da participação, a reunião seguiu-se.
Após longas horas de debate, o conselheiro e membro da frente de lutas solicitou vistas ao processo de votação, fazendo com que a reunião fosse remarcada para outro dia.
A próxima reunião do Conselho de Trânsito e Transporte será realizada na sexta-feira 29/01, as 9h, na sede da Autarquia de Trânsito e Transportes de Caruaru (Destra), contamos com a presença de todos e todas lá.
Só se avança com luta!
Seguimos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário