quarta-feira, 27 de abril de 2016

Interferências na fiscalização do trabalho geram denúncia da categoria


Por: Carlos Silva Presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho

Interferências graves na atuação dos auditores-fiscais do Trabalho do estado de São Paulo levaram o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - Sinait a apresentar denúncia à sociedade e autoridades competentes em defesa da livre atuação da  Auditoria-Fiscal do Trabalho.  

Para que possam ser garantidos os direitos e a devida proteção do trabalhador, é imprescindível que a atividade de fiscalização realizada pelos auditores-fiscais do Trabalho seja realizada de forma imparcial e com independência, sem interferências externas, que buscam objetivos que nada tem a ver com a proteção social do trabalho.

A denúncia refere-se à exoneração sumária e arbitrária da Auditora-Fiscal do Trabalho Viviane Forte, que ocupava o cargo de chefia da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho, sob a alegação de estar implantando um “novo modelo de Inspeção do Trabalho”, o qual o próprio quadro de auditores-fiscais desconhece, causou indignação e comoção em São Paulo. A notícia imediatamente espalhou-se pelo país, provocando uma avalanche de manifestações de apoio a Viviane e demais auditores-fiscais do Trabalho de São Paulo.

Os auditores-fiscais relatam que desde que assumiu o cargo, o superintendente Regional do Trabalho, Luiz Cláudio Marcolino, no estado de São Paulo tem tentado interferir na estrutura da fiscalização e houve resistência das chefias. A exoneração de Viviane Forte assume, portanto, o caráter de retaliação. Há o temor de que mais auditores-fiscais do Trabalho sejam alcançados.

A Auditora-Fiscal Viviane Forte exerce suas funções há mais de dez anos com profissionalismo e isenção, sendo reconhecida nacionalmente pela ética, seriedade e competência com que conduz o seu trabalho.

É fundamental denunciar à sociedade brasileira a conduta e desmandos de autoridades como o superintendente Regional de São Paulo, pessoa alheia à Auditoria-Fiscal do Trabalho, que representa uma afronta à independência da atuação dos auditores-fiscais, trazendo enormes prejuízos aos serviços públicos que vêm sendo prestados aos trabalhadores e à sociedade no estado de São Paulo.

Lamentavelmente, outros objetivos estão sendo, mais uma vez, colocados à frente dos reais interesses da classe trabalhadora e da população brasileira. Este caso deve servir de exemplo a ser combatido em defesa da autonomia e independência da Auditoria-Fiscal do Trabalho.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/opiniao/46,97,43,74/2016/04/26/interna_opiniao,143374/interferencias-na-fiscalizacao-do-trabalho-geram-denuncia-da-categor.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário