quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A UNIÃO DA CATEGORIA COMERCIÁRIA VENCE A BUROCRACIA SINDICAL































Em assembleia histórica realizada na noite de ontem (24), comerciários, movimentos sociais e entidades sindicais lotaram a sede do Sindicato dos Comerciários de Caruaru. O histórico dos últimos meses das questões internas do sindicato foi passado para a categoria, momento em que muitos se indignaram com a atual situação financeira que o sindicato se encontra hoje, herança deixada pela antiga gestão. Dois pontos de pauta da assembleia foram a declaração de perda de mandato de alguns diretores e a destituição dos ex-membros do Conselho Fiscal e do ex-presidente da entidade do quadro associativo do SINDECC, cuja destituição foi aprovada pela diretoria efetiva, amparada no artigo 9º, § 1º e artigo 68, alínea 'g' do Estatuto do SINDECC de 28/09/200, e  foi levada à apreciação da categoria, atendendo o Artigo 102, alínea 'd', do Estatuto do SINDECC, que, por 40 votos a favor e três abstenções, decidiram pela eliminação destes ex-membros do quadro de sócio do sindicato.

Dando continuidade, a contraproposta da patronal foi apresentada à categoria. Os Sindicatos Patronais estão propondo um piso salarial para o comércio no valor de R$ 980,00 (novecentos e oitenta reais) e reajuste de 3% (três por cento) para os que recebem um piso superior que o da categoria. Lógico que a referida contraproposta foi reprovada pela categoria. A próxima rodada de negociação acontecerá no dia 16 de fevereiro, na sede do Ministério do Trabalho em Caruaru, às 17:30h, entre o SINDECC e SINDLOJA. Com o mesmo empenho que os comerciários demonstraram ontem, acreditamos que iremos lotar essa próxima reunião e, com certeza, vamos conseguir um reajuste justo para essa categoria que tanto gera lucro em nossa cidade e região.

Após a discussão da contraproposta, ainda na noite de ontem, foi iniciada uma segunda Assembleia com um único ponto de pauta que foi a deliberação do início de novas eleições para reposição dos Membros do Conselho Fiscal, visto que pediram renúncia em massa. Essa demanda também foi aprovada pela categoria.  

Entendemos que o sindicalismo tem que ser visto como uma escola de formação de consciência de classe e formação política dos trabalhadores. Na assembleia de ontem, tivemos provas claras disso, quando a categoria, em sintonia com essa nova forma de pensar e agir da diretoria, deram um passo enorme para a desburocratização do sindicalismo no Brasil. Sem união não se chega a lugar algum! Por vários anos, a categoria foi refém desta burocracia. Hoje, se tem a possibilidade de horizontalizar as formas de diálogo com a base.

Agradecemos imensamente cada uma das pessoas que estiveram presente ontem à noite na Assembleia. Daqui para frente é fortalecer ainda mais esse laço entre sindicato e base e construir, de fato, um sindicato classista. 

A Direção do SINDECC



Nenhum comentário:

Postar um comentário