sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O Rapa dos Lyra é apenas para trabalhadores



Na quinta-feira (03), a Prefeitura de Caruaru iniciou uma operação para a liberação de calçadas e recuperação do Centro da cidade. A medida gerou polêmica com a retirada de comerciantes que expõem seus produtos em calçadas de diversas ruas do centro.
As ações tiveram início por volta das 5h da manhã, quando agentes da Prefeitura e Policiais Militares atuaram na fiscalização e retirada de comerciantes das ruas. Alguns ambulantes tiveram a mercadoria apreendida. As ações começaram pelos vendedores de frutas, verduras e vegetais. Os vendedores de pelo menos oito ruas serão realocados para feiras livres de bairros distintos.
Em nota, a Secretaria de Ordem Pública afirma que “Foi iniciado o processo de recuperação do Centro da cidade, com o objetivo de liberar as calçadas e garantir o direito de ir e vir das pessoas, melhorando a mobilidade e garantindo, também, a renda dos comerciantes informais. Ai eu me pergunto: porque ela não tirou a mercadoria dos lojista? Os interesse dela é mais com os empresários e nenhuma sensibilidade com os ambulantes.
De acordo com Lei Municipal de número 4.077, datada de 02 de julho de 2001, o comércio nas praças, pátios e passeios destinados ao fluxo de pedestres é proibido. Segundo o Artigo 1º da Lei, “fica terminantemente proibido todo e qualquer tipo de comércio varejista ou atacado, instalado sob toldos ou tendas desmontáveis, que possa causar transtorno ao ir e vir da população, assim como agredir o panorama visual”.

Por Fernando Dias - Diretor do SINDECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário