sexta-feira, 13 de março de 2009

HISTÓRICO DO SINDECC

SINDECC - O Sindicato dos Empregados no Comércio de Caruaru, Agreste de Pernambuco, região bastante privilegiada do Nordeste do Brasil, com aproximadamente 290 mil habitantes. A cidade de Caruaru se desenvolveu de uma grande fazenda de gado e seu desenvolvimento ganhou impulso depois da construção da ferrovia no ano de 1895, sendo também bastante conhecida pelas suas grandes feiras (a Internacional Feira de Caruaru e a Feira da Sulanca). Por ser o maior centro econômico do Agreste de Pernambuco e um dos maiores do Nordeste, Caruaru é um pólo de indústrias e estabelecimentos comerciais e cuja influência se espalha às cidades vizinhas e outras regiões.
Dado o seu grande potencial econômico, nas décadas de 30 e 40 o comércio de Caruaru já apontava para ser uma das grandes atividades econômicas, o que provocou também a organização dos trabalhadores, resultando na fundação do Sindicato dos Auxiliares do Comércio de Caruaru, e em 26 de setembro de 1941, o Ministro de Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social, através do Processo DNT 12.116/41, homologou a Carta Sindical, passando a entidade representativa da categoria profissional dos empregados no comércio a ser reconhecida sob a denominação de Sindicato dos Empregados no Comércio de Caruaru.
Hoje o SINDECC é um dos mais importantes sindicatos do interior de Pernambuco, pois além de ser um grande instrumento de luta dos empregados no comércio, é também uma entidade que se preocupa com o trabalho, com o meio ambiente e com a vida dos trabalhadores em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário