segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ESTUDO ALERTA PARA A DEPRESSÃO DEPOIS DAS FÉRIAS.

Foto: Internet
A volta ao trabalho depois das férias nem sempre é fácil. Mas para alguns trabalhadores, ela pode significar mais: o adoecimento por depressão.

Um estudo a ser publicado em breve nos Estados Unidos e elaborado pela sucursal no Brasil da International Stress Management Association (ISMA) revela que aproximadamente 20% dos trabalhadores brasileiros sofrem do que se chamou de depressão pós-férias.

Essa doença acomete os que voltam ao trabalho depois de um período de recesso durante pelo menos duas semanas. Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi, gerente da ISMA Brasil, com sede em Porto Alegre (RS), em entrevista à revista Istoé desta semana, a depressão está relacionada aos problemas acumulados no âmbito profissional mas que não se manifestavam durante o corre-corre do trabalho.

De acordo com ela, há duas possibilidades quanto à resolução do problema. Ou o trabalhador se adapta às dificuldades e exerce alguma atividade compensatória ou muda de emprego.

Segundo a reportagem da Istoé, o número de brasileiros que sofrem com o mal pode chegar a 5 milhões. Para chegar a este número a revista teve como parâmetro dados do IBGE que apontam para 22,5 milhões o total de trabalhadores brasileiros empregados formalmente em 2010.

Um comentário:

  1. Eu sei muito bem o que essa matéria está dizendo, estou de férias ainda mais já fico mal só em pensar em voltar. Trabalho muito e ganho pouco.

    Parabéns pelo blog

    Maria Lúcia

    ResponderExcluir