O ANIVERSÁRIO DE CARUARU E A FEIRA DA SULANCA
O que eles não tiveram coragem de mostrar.
Dentro das comemorações dos 154 anos de emancipação política de nossa cidade, entendemos que é necessário, sair daquela Caruaru que foi mostrada na mídia e refletirmos sobre a nossa verdadeira Caruaru.
Iniciemos pelo mais importante setor da economia, que é a feira da sulanca. Setor este, que é gerador de muito emprego e muita renda. No entanto, o tratamento que é dispensado a este importante setor da economia é simplesmente desastroso e até desumano. (foto acima)
Feira, seja da sulanca, seja do artesanato ou mesmo a tradicional feira de Caruaru é sempre um local de encontro e não apenas de comércio. Portanto, deve ser um lugar agradável, que garanta o mínimo de conforto e comodidade, que garanta também, o mínimo de segurança, higiene e estacionamento. Tudo isto, garante o mínimo de dignidade a todas as pessoas envolvidas com a nossa importante feira da sulanca.
A feira da sulanca tem sido alvo de discursos demagógicos e de disputas eleitorais, como por exemplo, um ex-administrador que tratava o povo pobre e desavisado, de tias e tios e que, infelizmente, passou por nossa cidade, disse em uma emissora de rádio local, que “feira tinha que ser desorganizada, porque se organizasse não prestava”. Por aí dá pra se ver que a atual cara da feira da sulanca, combina em muito com o pensamento provinciano do acima citado administrador.
Já o atual administrador (Prefeito de Caruaru), em 2007 e 2008, quando estava na pré-campanha eleitoral, afirmava que “a feira tinha que sair daquele local”. Hoje, diz que vai “ouvir o povo”. Se não fossem outros interesses por trás deste “ouvir o povo”, poderíamos entender como uma posição democrática. No entanto, o que está por trás de toda esta manobra de tira e não tira a feira, é um misto de interesses partidários e econômicos de determinados grupos em Caruaru.
Que tal transferir a feira da sulanca para um local que garanta dignidade a todos os envolvidos com este importantíssimo setor de nossa economia e, naquele local, se construir um verdadeiro parque ambiental? Quanto a nossa cidade, o meio ambiente e a saúde do nosso povo agradeceria?
SINDECC – Sindicato dos Comerciários de Caruaru
70 ANOS DE LUTA EM FAVOR DOS COMERCIÁRIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário