quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

|Artigo| UM ANO DE LUTAS SE APRESENTA













Por Walter Bernardino - CSP Conlutas / PE


O ano se inicia com a perspectiva de muitos ataques à classe trabalhadora. O setor de serviços, que abrange a categoria dos comerciários de Caruaru, será um dos mais atacados pelas reformas previdenciária e trabalhista.

Há, na classe trabalhadora, um sentimento de incerteza causado pelas várias propagandas enganosas do Governo Federal e intensificadas pela imprensa burguesa. Há também um sentimento de que é preciso lutar e que é possível barrar essas reformas através das lutas. 

Ano passado, nós, da CSP – Conlutas, conseguimos organizar e realizar uma das maiores greves gerais da história do Brasil. Paramos a produção em setores estratégicos da economia como: bancos e serviços. Paralisamos, aproximadamente, 40 milhões de trabalhadores. Conseguimos com essa greve barrar, mesmo que momentaneamente, a reforma da previdência. Nesse processo de lutas intensas o SINDECC esteve presente em todas elas.

Para além das lutas importantes da classe trabalhadora, o ano de 2017 significou para os comerciários de Caruaru um ano de avanços políticos na sua organização sindical. O sindicato politicamente foi reestruturado com a filiação à Central Sindical CSP – Conlutas. O sindicato também participou do Congresso Nacional da CSP - Conlutas em outubro passado, e, agora já está trabalhando mais diretamente com a base. Indo nos setores, nas empresas, nas lojas, olhando nos olhos dos trabalhadores, dialogando, recebendo críticas, sendo elogiado e, principalmente, defendendo os direitos e as conquistas de sua categoria.
Para esse ano, as lutas serão ainda mais duras. Há por parte da patronal uma pressa imensa em impor a nova Legislação Trabalhista. Redução de salários, cortes de comissões, aumento de horas e dias de trabalho, imposição de contratos de trabalho precarizados. 

Escalonar ou fracionar férias para atender à necessidade do patrão, atacar o direito dos trabalhadores de se defenderem junto ao seu sindicato intimidando e forçando-os a não se associarem ao SINDECC, etc.

Percebemos então que somente a disposição para lutar levará ao caminho da vitória. A classe trabalhadora deve acreditar na luta e na direção de seu sindicato. Somente com a participação e associação tornará o SINDECC mais forte e contribuirá ainda mais para que seja um efetivo instrumento de luta a favor de toda categoria. Assim, é de extrema importância que os comerciários de Caruaru se associem ao seu sindicato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário